Slide de Todas as Postagens

HISTORIA DO MUAY THAI

MUAY THAI:
Luta originaria da Tailândia, também conhecido como Boxe Tailandês ou Thai Boxing, é o esporte nacional da Tailândia. Arte marcial com mais de 2.000 anos de existência criada pelo povo tailandês como forma de defesa nas suas guerras e para obter uma boa saúde.


É conhecida mundialmente como "A Arte das Oito Armas", pois se caracteriza pelo uso de: punhos, cotovelos, joelhos e pés, que associada a uma forte preparação física e combinação de movimentos torna o Muaythai a mais eficiente, poderosa e sem duvida a mais dura luta de trocação (contato total) da face da terra.


Todo golpe do Muay thai tem o objetivo de acabar com a luta (knock out). As combinações de golpes do Muaythai são certeiras e raramente se pode ver uma luta que chegue ao 5º round, pois geralmente o nocaute vem antes. É uma luta que além de ter os socos devastadores do boxe, tem também os violentos golpes com as canelas e pés, na qual é caracterizada esta luta. É considerada a arte marcial que mais faz uso eficiente dos joelhos e cotovelos. O Muay thai vem ganhando cada vez mais praticantes, é uma luta muito agressiva que desenvolve um ótimo condicionamento físico e mental, concentração e auto-confiança. Além disso, o treinamento ajuda as crianças e adolescentes a terem maior poder de concentração nas suas atividades paralelas.


O Muaythai é tão popular na Tailândia quanto o futebol no Brasil, isso faz da Tailândia a maior potencia do esporte do mundo. Além de criadores do Muaythai, os tailandeses também são os maiores lutadores do mundo na sua categoria, até 70 kg em média, isso devido os tailandeses ter uma estrutura física pequena.


PRAJIED:
É uma corda trançada que é usada em um ou nos dois braços (bíceps) do boxeador. Na qual tem a finalidade de mostrar o nível de graduação do boxeador. Segundo os tailandeses, após benzê-lo e fazer alguns banhos com ervas sagradas, tem a finalidade de proteger o lutador. Na Tailândia o Prajied é usado como proteção e também como graduação, suas cores estão relacionadas com a padronização internacional da IFMA e do WMC.


MONGKON:
É uma corda trançada em forma de coroa que é usada e colocada na cabeça dos lutadores, na qual pertence ao seu treinador. É retirado pelo treinador antes de se iniciar o combate e simboliza toda a energia, esforço e dedicação daquela escola com o passar dos anos, ou seja, o Mongkon é o símbolo material da perseverança e honra de seus ancestrais.


WAI KRU:
Significa respeito ao professor (Whai = Respeito e Kru = Professor), é um ritual característico do Muaythai, que resume claramente a essência espiritual e cultural dos ancestrais guerreiros tailandeses. O Whai Kru é realizado sempre antes do inicio das lutas e é acompanhado pela musica tradicional tailandesa que possui um ritmo lento e marcado.


RAM MUAY:
É uma dança, um ritual que antecede um combate. O Muaythai segue a doutrina budista em suas saudações e costumes. Seu ritmo lento cujos movimentos servem de concentração para ambos os lutadores, sendo acompanhado por uma musica típica tailandesa após o WAI KRU (respeito ao professor), o boxeador ajoelha-se com a face voltada em direção à sua escola, cobre os olhos com as luvas e recita curtas orações (cada escola tem sua forma de apresentação, executando movimentos diferentes).


SAUDAÇÃO:
A CBMTO e grande parte do Brasil utiliza o sistema tailandês de saudação, que funciona da seguinte forma: ao entrar e sair do local de treino, assim como, ao ver o treinador e colegas de treino, o aluno saúda a todos com a expressão: homens (SAWADEE KRAP) e mulheres (SAWADEE KHA), que significa: bom dia, boa tarde, boa noite, ou seja, é uma forma respeitosa de cumprimentar seus colegas, professor e demais pessoas. No Brasil algumas escolas utilizam a palavra MUAY THAI como saudação.


COMBATE:
Os principais elementos de um combate são:


1º - Velocidade (execução)
2º - Força (poder dos golpes)
3º - Resistência (condicionamento físico)
4º - Lucidez (calma e frieza)
5º - Técnica (movimentos perfeitos)
6º - Precisão (exatidão nos golpes)


GOLPES:
No Muaythai existem os golpes de ataque e defesa.


Socos: Jabb, Direto, Cruzado, Upper, Hook, Swing, Soco Giratório
Cotoveladas: Frontal, Giratória, Ascendente, Descendente, Voadora
Chutes: Frontal, Lateral, Circular, Circular Completo, Giratório, Cobertura
Joelhadas: Frontal, Lateral, Uni-Lateral, Voadora
Clinchê: Trocando mãos, Aplicando joelhadas, Aplicando cotoveladas
Defesas: Bloqueio com a canela interno, Bloqueio com a canela externo
Esquivas: Lateral, Giratória (pendulo), para trás
FONTE:.NEVES MUAY THAI / PROFESSOR UBIRATAN NEVES



Tradições

A tradição de uma série de rituais é referência no Muay Thai desde os seus primórdios até hoje, que continuam a ser reverenciados como parte fulcral desta tradicional arte marcial. Desta tradição destacam-se:
Khuen Kru - Ritual de aceitação entre professor e aluno;
Krop Kru - Cerimónia que ocorre na Tailândia quando um aluno se torna professor;
Wai Kru - Ritual de respeito ao mestre;
Wai Kru - Também chamado de Khuen Kru é uma cerimónia para homenagear o mestre. Todos os anos é redito uma homenagem ao mestre. A isto é chamado "Yohk Kru", contudo, sempre que os pupilos queiram usar o conhecimento a eles ensinado, começam sempre por pagar o respeito "homenageando" seu mestre. Essa ação é chamada de Wai Kru ou Bucha Kru "para prestar homenagem ao mestre".
Wai significa "pagar o respeito" e Kru significa "professor".
Ram Muay - Ritual que mantém os espíritos do mal à distância, usado sempre antes das lutas com a propósito de nada aconteçer ao lutador e ao seu mestre;
Mongkon - Objeto que é colocado na cabeça do lutador pelo professor para dar sorte;
Prajied - Corda trançada colocada no braço do aluno. Esta não serve para indicar a graduação do atleta, como é encarado por muitos.
Também dentro das tradições usa-se o Pong Malai uma grinalda de flores que é colocada no pescoço do lutador, o Pong Malai é dado pelos colegas ao lutador e serve para dar sorte. Isto faz parte da cultura tailandesa fora do ringue.

FONTE: pt.wikipédia.org/wiki/muay_thai


Curiosidades sobre o Muay-Thai
Na Tailândia o dia 17 de março é considerado o dia do Muay-Thai.
A quinta-feira é considerada o dia dos Mestres e dos Professores.
Outrora, o nome do Muay-Thai era Ram Mad Muay. A denominação Muay Thai começou a ser pronunciada a partir do rei Rama II que se chamava Pra Buddha La Napa-Lai.
A naja (cobra comum na Índia e sudeste asiático) é o réptil que representa o Muay Thai por ser a única entre os répteis a reunir sozinha todos os recursos mitológicos para fazer de um praticante um atleta quase imbatível. Como o bote da naja, os golpes do Muay Thai devem ser velozes e precisos, o golpe de vista deve ser infalível, aliado a um reflexo instintivo para se obter o resultado desejado na luta (a vitória), alguns lutadores tailandeses bebiam o sangue da naja antes da luta para encorajá-los, segundo os costumes milenares.[8]
No dia 23 de dezembro o Ratchadamnoen Boxing Stadium foi oficialmente aberto. O Sr. Pramote Puengsoonthorn era o seu dono e Praya Chindharakak o administrador. O promotor era o sr. Chit Ampolsin "Kru Chit".
Outro fator interessante é que um lutador tailandês jamais passa entre as cordas do ringue, entra sempre por cima da corda mais alta deste. Isto porque para os tailandeses a parte mais importante do corpo é a cabeça. Praticamente como um objeto sagrado. Os pés pelo contrário são considerados sujos e humildes, um lutador deve sempre entrar no ringue sobre a última corda para que a sua cabeça não vá abaixo de qualquer coisa. Este vai ao centro do ringue e saúda os quatro cantos do ringue demonstrando respeito ao público que pagou para vê-lo lutar.[9]
Depois da Tailândia, a Holanda é considerada o celeiro do muaythai. Aliás, os lutadores holandeses têm se destacado mais do que os tailandeses em categorias acima de 70 kg. Já nas categorias abaixo de 70 kg, os tailandeses levam a melhor.[10]

FONTE : pt.wikipédia.org/wiki/muay_thai